Os principais motivos e cuidados com a queda de cabelo feminina

Apesar de amplamente conhecida e debatida entre a população masculina, a queda de cabelo entre as mulheres é mais comum do que se imagina.

Segundo a Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar, cerca de 25% das mulheres entre 35 e 40 anos enfrenta esta condição.

A entidade ainda afirma que após os 40 anos este índice pode chegar a 50%.

Como podemos perceber, é natural que percamos cabelos todos os dias. No banho e ao pentear-se, principalmente, a queda natural é perceptível.

Porém, é entendido que uma queda superior a 100 fios de cabelo por dia merece a nossa atenção.

Isso porque a queda de cabelo feminina pode indicar que outros problemas de saúde podem estar ocorrendo.

Ou seja, a queda de cabelo pode ser um sintoma associado a algo que está ocorrendo em outra parte do organismo. Por isso, vamos conhecer os principais motivos que levam a esta condição:

Estresse

Não é mito: o estresse pode causar queda de cabelo tanto em mulheres, quanto em homens!

Rotinas estafantes, problemas no trabalho ou família e conflitos cotidianos podem refletir em diversas condições de saúde, assim com na perda de fios. É preciso ficar atento.

Gravidez

Devido às alterações hormonais da gestação, a queda capilar é muito comum nos primeiros 3 meses depois do parto. O estresse pós-parto também pode potencializar a situação, porém, ela é passageira!

Um pouco mais rara, mas possível, é a queda de cabelo durante a gravidez. Ela pode ocorrer por causa dos altos índices de progesterona, hormônio que tende a ressecar os fios e fazê-los quebrar.

Outras alterações hormonais

Doenças que atingem a tireoide, síndrome dos ovários policísticos (SOP) e outras condições que afetam os hormônios, a exemplo do cortisol, também podem causar queda de cabelo entre as mulheres.

Pelo mesmo motivo, o uso de pílulas anticoncepcionais é também um fator de atenção, já que modifica as condições hormonais da mulher. Nesse caso, a queda pode ocorrer durante o uso ou meses após a interrupção, mas também deve cessar depois de um período.

Importante frisar que não são todos os anticoncepcionais que provocam estes efeitos. Na dúvida, converse com seu ginecologista ou dermatologista.

Anemia

A falta de ferro e/ou diminuição de vitamina B12 no organismo pode ocasionar a anemia, condição que, além da queda capilar, ocasiona fraqueza, cansaço e palidez.

Com a anemia, o cabelo também é enfraquecido com menos nutrientes, oxigênio e irrigação sanguínea, o que provoca a queda.

Excesso de vitaminas

Menos comum, mas possível de acontecer entre pessoas que fazem uso de suplementação, o excesso de vitaminas A e B, sobretudo por um período prolongado, também pode provocar a queda dos fios.

Uso de remédios

Além dos suplementos, remédios também podem causar a queda de cabelo nas mulheres. Alguns antidepressivos, inibidores de apetite, anabolizantes, anticonvulsivantes, anti-hipertensivos, anticoagulantes e anti-inflamatórios são exemplos dessas drogas.

Antes de iniciar um medicamento, converse com seu médico sobre os possíveis efeitos colaterais.

Calvície feminina

Conhecida cientificamente como alopecia androgenética feminina, esta doença causa, de fato, a calvície nas mulheres. As demais condições, como pontuamos anteriormente, reduzem o volume dos fios, mas podem ser revertidas e controladas.

A alopecia é causada pelo aumento na sensibilidade dos receptores hormonais do couro cabeludo, o que causa o afinamento progressivo e a consequente queda dos fios de cabelo.

Neste caso, é preciso entender a queda de cabelo como o problema em si.

E como tratar e cuidar de todas estas questões?

É evidente que hábitos de saúde proporcionam benefícios a todo o organismo, incluindo os cabelos. Por isso, alimentação balanceada e uso de medicamentos somente com acompanhamento médico são essenciais para combater a queda.

Porém, caso ela ocorra, é preciso analisar quais destes fatores - ou outros, mais raros - podem estar ocasionando o problema. Para isso, é necessário consultar um médico de sua confiança.

O tratamento destas situações é feito sobre a causa, isto é, combatendo ou minimizando a condição causadora da queda capilar.

Além disso, o médico pode orientar o uso de medicações e tratamentos que estimulem o crescimento e a força dos fios. Mas, atenção: busque sempre recomendação médica, ok?

No caso da alopecia, é preciso que cada caso seja assistido detalhadamente, uma vez que esta ocorre por fatores genéticos. Nesse caso, o dermatologista poderá orientar a paciente de forma adequada.