(43) 3324 7026
Rua Cambará, 484 - Centro
Londrina-PR
CEP 86010-530

Cuidando da saúde após o parto

Cuidando da saúde após o parto

Mamães de primeira viagem ou não, todas elas sabem da grande importância de seguir a rotina médica do bebê, principalmente nos primeiros meses de vida.

Mas você já percebeu como é frequente as mães se esquecerem de si mesmas?

Por motivos diversos, principalmente pela sobrecarga de afazeres e preocupações com o recém-nascido, muitas mulheres descuidam da saúde após a gestação.

Isso foi constatado até mesmo cientificamente, através de uma pesquisa da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, que monitorou cerca de 26 mil mulheres ao longo de 8 anos. Segundo a análise, a grande maioria das mulheres abandona as consultas médicas depois do parto.

É preciso ter em mente que, assim como o pré-natal, o pós-parto exige acompanhamento médico.

Isso porque a gestação é uma ocorrência de grande impacto ao organismo da mulher, sobretudo em relação à anatomia abdominal e aos hormônios femininos.

Ao longo dos primeiros meses pós-parto, é preciso verificar o retorno ao estado normal do útero, os níveis hormonais, o controle de sangramentos, as condições psicológicas e outros detalhes que podem ser específicos de cada mulher - como dificuldades de amamentação, inchaços, dores etc..

No caso das mulheres que fizeram a cesariana e/ou episiotomia, os cuidados são ainda maiores, uma vez que as incisões passam pela cicatrização e, dependendo do tipo de ponto e fio cirúrgico utilizado, pode ser necessária a retirada dos pontos.

Nas gestações de risco, em quadros de diabetes e hipertensão, por exemplo, a mulher precisa ser assistida pelo médico até quando e da forma que o profissional recomendar. O parto não necessariamente “cura” as condições que afetaram a mulher durante a gravidez, e podem oferecer riscos mesmo após o nascimento do bebê.

Em todos os casos, é muito importante que o médico acompanhe a alimentação/nutrição da nova mamãe. Afinal, além de nutrir o seu bebê, a mulher também precisa estar saudável nesse momento!

Via de regra, recomenda-se que a primeira consulta da mulher aconteça entre 1 e 2 semanas depois do parto.

A segunda consulta, então, deve ocorrer entre 30 a 40 dias, mas esse período pode ser maior ou menor de acordo com o recomendado pelo seu médico. Por isso, respeite sempre o agendamento feito pelo profissional!

Como disse no início, muitos são os fatores que levam ao descuido da saúde pelas mamães, e outro grande motivo é o fato de sentir-se bem e, por isso, ignorar as consultas.

Se este é o seu caso, não negligencie as idas ao médico, nem os exames por ele requisitados! Mesmo estando bem e em plena recuperação, cuidar-se é uma etapa fundamental para garantir a saúde de seu bebê.

Mamãe: lembre-se que o seu corpo passou por grandes transformações em um curto espaço de tempo!

Por isso, é preciso monitorar e cuidar de si mesma para que essas mudanças dêem lugar ao estado normal do seu organismo, com saúde e muita disposição para curtir cada momento da sua maternidade!