(43) 3324 7026
Rua Cambará, 484 - Centro
Londrina-PR
CEP 86010-530

O que perguntar ao médico diante do diagnóstico do câncer?

O que perguntar ao médico diante do diagnóstico do câncer?

Anteriormente, conversamos aqui em meu blog sobre como lidar com o diagnóstico do câncer. Baseada em minha experiência como cirurgiã oncológica, dei algumas dicas para encarar este momento com serenidade e a devida atenção. Caso você esteja passando por essa fase, recomendo a leitura.

Hoje gostaria de detalhar um dos assuntos que abordo no artigo citado: a informação. Ou seja, a necessidade de estar bem informado a respeito do câncer para o bom andamento do tratamento. Nesse sentido, o relacionamento com o seu médico oncologista é determinante!

Diante do diagnóstico do câncer, é natural que inúmeras dúvidas surjam à mente. Não solucioná-las pode gerar ansiedade e angústia, comprometendo a qualidade de vida do paciente nesse período delicado

Resolver as principais dúvidas sobre o câncer por meio da Internet ou com intermédio de "leigos" também pode ser prejudicial, uma vez que é necessário conhecimento específico do caso e entendimento médico para opiniões realmente precisas.

Por isso, no caso do diagnóstico de câncer, recomendo que você organize todos os seus questionamentos e os faça somente a seu médico. Esse processo pode ficar mais fácil se você anotar as dúvidas por escrito e levá-las à consulta.

Uma boa dica é dividir suas dúvidas por temas e depois detalhá-las. Abaixo, coloco os assuntos mais recorrentes dos pacientes e possíveis perguntas relacionadas a eles. Veja só:

O CÂNCER

- Em qual parte do corpo é o meu câncer?

- Qual é o estágio do meu câncer?

- Existe a chance da doença estar em outras partes do meu corpo?

- Devo fazer novos exames?

- Tenho como saber as chances de cura para o meu caso?

O TRATAMENTO

- Qual é o tipo de tratamento mais adequado para o meu caso?

- Quais as chances de cura com o tratamento escolhido?

- Quais efeitos colaterais devo esperar desse tratamento?

- Quais são os prós e os contras desse tratamento?

- Como eu vou me sentir durante o processo?

- O câncer pode voltar após o tratamento?

OS CUIDADOS

- Quais hábitos devo mudar a partir de agora?

- O que posso fazer em paralelo ao tratamento?

- O que eu preciso eliminar da minha rotina e alimentação?

- Como lidar com o medo e a ansiedade?

Estas são algumas das dúvidas mais comuns aos mais variados tipos de câncer, mas é importante frisar que todas as questões podem e devem ser levadas ao consultório. Quão mais informado você estiver, mais preparado estará para enfrentar essa fase!

Lembre-se também de detalhes pertinentes ao seu caso. Por exemplo: se você é paciente de algum tumor ginecológico, questione o médico sobre a possibilidade de uma futura gestação - caso seja de seu interesse - ciclos menstruais e alterações hormonais.

Não se preocupe se não conseguir elencar muitas perguntas no início. No decorrer do tempo as dúvidas vão surgindo e você pode criar o hábito de anotá-las sempre que ocorrerem!