(43) 3324 7026
Rua Cambará, 484 - Centro
Londrina-PR
CEP 86010-530

O que causa a infecção urinária - e como evitá-la

O que causa a infecção urinária - e como evitá-la

É muito raro encontrar uma mulher que nunca tenha enfrentado ao menos uma infecção urinária ao longo da vida, né? 

A doença é, de fato, mais comum entre nós, público feminino.

Isso acontece porque a infecção urinária é causada justamente por bactérias que habitam a região genital (de homens também!). Na verdade, a presença desses microrganismos é normal, faz parte da nossa microbiota, porém, quando eles migram para a bexiga, a infecção pode ser desencadeada.

Você já ouviu falar em cistite? Esse é o nome da inflamação somente da bexiga, cujos sintomas são bem similares - veremos adiante. Chamamos de urinária a inflamação que engloba todo este sistema, incluindo até mesmo os rins, em alguns casos. 

Como disse acima, o Ministério da Saúde afirma que as mulheres têm 50 vezes mais chances de sofrer deste problema que os homens. A explicação disso é simples: a anatomia feminina é o que predispõe, uma vez que a uretra das mulheres é mais curta e é maior a proximidade dela e da vagina com a região anal.

Isso nos faz refletir principalmente sobre as causas da infecção urinária.

Um dos principais "catalisadores" da doença é a má ou incorreta higiene da região, sobretudo após urinar. É preciso sempre secar-se fazendo o movimento no sentido da vagina para o ânus, evitando a migração das bactérias ao trato urinário.

Atenção mamães e papais: entre as meninas a infecção urinária é bem comum por esse motivo! Fiquem atentos na hora dos cuidados diários com suas filhas!

Outro grande ponto de atenção à infecção urinária são as relações sexuais, já que a penetração torna mais suscetível o alojamento de bactérias na uretra. Por isso, é recomendado que homens e mulheres urinem sempre após o sexo - sem se esquecer da posterior limpeza adequada.

Reter a urina por longos períodos (o famoso "segurar o xixi"), beber pouca água/líquidos e utilizar roupas íntimas justas, que não permitem a ventilação da área, são outros fatores que precisam ser combatidos. 

Vale lembrar que pacientes com diabetes descontrolado também são mais propensos à doença.

Para evitar que a infecção progrida em abrangência e intensidade, é preciso estar atento a seus sinais e procurar o médico com urgência. Alguns dos sintomas mais comuns são a necessidade/vontade de urinar com muita frequência, sensação de bexiga cheia mesmo após ter acabado de urinar, pouca quantidade de urina em cada micção, ardência ou dor ao urinar, dores na bexiga, ventre e costas, febre e até mesmo sangue na urina.

Atente-se, no entanto, que nem toda infecção urinária apresenta ardência como sintoma! 

O diagnóstico da infecção de urina é feito após a consulta e exames clínicos, orientados exclusivamente pelo médico. Na maior parte dos casos, a doença é tratada com antibióticos, que devem ser utilizados à risca.

Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Escreva-me e vamos conversar!