(43) 3324 7026
Rua Cambará, 484 - Centro
Londrina-PR
CEP 86010-530

Entendendo a importância do bom funcionamento do intestino

Entendendo a importância do bom funcionamento do intestino

Por experiência pessoal, todos sabemos que o bom funcionamento do intestino nos deixa bem dispostos e confortáveis, com sensação de leveza e bem-estar.

Mas você sabe por que isso acontece?

Diversos estudos ao longo dos anos nos mostram que o intestino é, de fato, o nosso "segundo cérebro". Os pesquisadores dizem isso porque hoje se sabe que cerca de 90% da serotonina de nosso organismo é produzida na região intestinal - não no cérebro, como um dia se acreditou. 

A serotonina, por sua vez, é um hormônio intimamente ligado à regulação do humor, sono, apetite, ritmo cardíaco e funções intelectuais. Daí todo o mal estar ocasionado pelo mau funcionamento do intestino, sobretudo em longo prazo.

Vale lembrar que este neurotransmissor, a serotonina, atua no cérebro, mas é metabolizado no intestino através do triptofano, um aminoácido presente em diversos alimentos, como queijos, ovos e castanhas.

Por isso, a boa alimentação é essencial para se obter estes benefícios.

É um consenso que a saúde intestinal depende de uma alimentação adequada e bons hábitos de saúde. Os cânceres da região, por exemplo, são mais frequentes entre pessoas fumantes, alcoolistas, diabéticos, sedentários e cujas dietas são ricas em gordura e carnes vermelhas. 

Para funcionar adequadamente, o intestino precisa de uma alimentação rica em fibras, principalmente as de alimentos integrais, frutas e verduras. A hidratação é também de suma importância, uma vez que ajuda a lubrificar todo o trato intestinal.

Com uma dieta equilibrada e uma rotina saudável, a microbiota do intestino - isto é, a flora intestinal - trabalha corretamente e ajuda o corpo a combater diversos problemas de saúde, como alergias alimentares, hipertensão arterial, diabetes e até mesmo doenças neurodegenerativas, a exemplo do Alzheimer.

Os micro-organismos do nosso intestino, além de combaterem agentes patogênicos, também atuam no estímulo do sistema imunológico, na produção de vitaminas e enzimas e nos processos de renovação celular.

Por último, mas não menos importante, temos sempre que nos lembrar que o intestino absorve a maioria dos nutrientes necessários para a saúde do organismo. Por isso, as boas condições do órgão, que é dividido entre grosso e delgado, bem como a de sua microbiota, trazem benefícios a todo o corpo.

Nutrição, bem-estar e proteção: muito do que você precisa para ser feliz e saudável está no seu intestino. Não se esqueça disso!